Tirar Visto

O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal, que deve ser levado pelo cidadão em suas viagens internacionais. Possuir apenas o passaporte não significa ter direito a entrar em outros países. Cada país tem suas exigências e faz acordos internacionais.

Alguns países exigem, além do passaporte, o chamado Visto – uma permissão dada a pessoa para passar pela fronteira e entrar pelo território daquela nação, com determinado prazo de validade. Nem todo país estrangeiro exige visto de brasileiros em viagens turísticas. Existem vários tipos de visto – turismo, trabalho, residência permanente, e Cidadania.

Se a intenção é viajar para o estrangeiro, principalmente para os EUA, depois de tirar passaporte na polícia federal, é bom já dar entrada no visto americano, pois o processo pode demorar alguns meses. Os Estados Unidos é exemplo de país que exige o visto para acesso ao seu território. Mais informações de como se obter o visto americano no site www.ceac.state.gov.

Já para entrar na Europa como turista, a passeio, basta o passaporte brasileiro, não é exigido visto nos países europeus. Mas para trabalhar o visto é necessário, assim não se cai na ilegalidade.

Ainda se o cidadão possuir avós ou bisavós nascidos em qualquer país da Comunidade Européia, como Itália, Portugal, Espanha, e puder comprovar o parentesco, pode-se conseguir o passaporte europeu. Ou tentar a cidadania daquele país. O pedido e orientações dos documentos para tirar passaporte europeu podem ser obtidos nos consulados, presentes nas grandes cidades brasileiras. Isso é mais comum no Brasil com os descendentes de italianos e portugueses. Com esse passaporte, o cidadão consegue o direito de residir e trabalhar legalmente em países da Comunidade Européia.